segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Anos 90: Agora é Gospel!


Os anos 90 são incríveis... As mudanças sociais, políticas e econômicas são ingredientes que formam um grande bolo na trajetória musical da igreja brasileira. As mudanças são tão grandes que chega ser difícil acreditar que foram apenas 10 anos.

Casal Hernandes
Fator Hernandes

É impossível falar em música evangélica nessa década e não falar de Estevam Hernandes. Um jovem e profissional de Marketing, atuou em empresas como Itautec e Xerox. Trouxe a visão mercadológica, iniciando a massificação do termo “gospel” e estabelece isso em pelo menos três frentes:



Gravadora e rádio com perfil jovem

No início de 1990 a Gospel Records é fundada, aproveitando as brechas abertas por bandas como Rebanhão, Katsbarnea e Oficina G3 que conseguiam tocar em grandes casas de Shows como o Canecão no Rio de Janeiro e Dama Xoc em São Paulo. Por meio dessa gravadora foi lançado o disco “Princípios” do Rebanhão (banda mais popular da época), e na sequência: “Arte final” de Complexo J, “Partiu do alto” de Edson e Tita Lobo, Humanidade” de Banda Rara, “Ao vivo” de Oficina G3, “Corsário do Rei” de Livre Arbítrio, “Simplesmente João” do João Alexandre, Katsbarnea” de Katsbarnea, “À capela” de Quarteto Vida, “Luz do olhar” do Genésio, “Jesus, vida e rock‘n’roll” do Resgate.
Convite para gravação do disco


Começa assim uma forte campanha em cima da música evangélica que agora é chamada exclusivamente de “gospel”. A rádio Imprensa Gospel é fundamental durante esse processo e aposta exclusivamente no perfil jovem, resultando em bons índices de audiência e “viralizando” quase todos os discos da gravadora.
Faltava agora um meio de popularizar os eventos...

S.O.S da Vida Festival

Observando todo o poder de consumo envolvido, Estevam cria um festival para promover os títulos da gravadora. Em 1991 no Ginásio do Ibirapuera acontece o primeiro que foi um sucesso que se tornou crescente, tanto que o terceiro foi realizado no Pacaembu e conta com mais de 130 mil pessoas. Em 1995 acontece o 5º S.O.S contando com um público de mais de 300 mil pessoas, o que caracteriza a solidificação do “gospel” no Brasil. Em 1997 a Gospel Records firma parceria com a Planet Music para distribuição de seus produtos, pois a mesma era a maior rede de CDs do país.

Marcha pra Jesus

No início da década de 90 surge na Europa a ideia da Marcha, em 1992 ela chega ao Brasil e tem apoio imediato de várias igrejas. A primeira é realizada em 1993 em São Paulo, contando com aproximadamente 350 mil pessoas. Estevam observa o potencial e assume o controle total do evento na terceira edição, transformando em um dos maiores eventos do estado de São Paulo chegando a reunir mais de dois milhões de pessoas.
Explorando novas áreas, portanto, a música gospel ganhou muito mais força, e possibilitou que as seguintes bandas fizessem sucesso, como:

Katsbárneia - Uma das primeiras bandas a ganhar um festival secular (FICO e FestValda). Lançou três álbuns de grande sucesso: “Kátsbarneia”, “Cristo ou Barrabás”, “Armagedom”.

Oficina G3 - Começou como o “grupo 3” da Igreja Cristo Salva e explodiu no gosto da juventude. O primeiro disco já foi o ousado “Ao Vivo”, seguido por outro grande disco “Nada é tão Novo, Nada é tão velho” onde praticamente todas as músicas fizeram sucesso.

Resgate - O primeiro trabalho da banda Vida, Jesus & Rock'n'Roll foi lançado em 1991, e tem como produtor o jovem Rick Bonadio, revelação do mercado secular, mostrando que os tempos eram outros. Mais tarde lançam “Novos Rumos”, mas o amadurecimento musical do conjunto se iniciou em 1995 com On The Rock, um dos mais elogiados da banda que chegou ao auge com Praise, lançado em 2000.

Metal Nobre - Surge um pouco mais tarde, em 1997, mas emplaca 30 mil cópias de seu primeiro CD “Metal Nobre”.

A Gospel Records já contava com a Banda Rebanhão, e outro grande lançamento foi a Banda Kadoshi, que até o início da década de 90 era Actos 2. Após uma conturbada separação, o Vocalista, Silas Furtado, aposta em seu carisma e seus talentosos irmãos: Ted (baixista), Bal (baterista), sua irmã Priscila Angel cantando, além de contar com um guitarrista que até hoje figura em listas de grandes guitarristas brasileiros, Ricardo Carreras mais conhecido como “Cebolinha”, é fundador da Aliança produção e Musile. Emplacando grandes sucessos como “Cristo faz a cabeça”, Kadoshi explodiu já com o seu primeiro disco “Encontro”. Durante a década apostaram na sonoridade e swing black, além de iniciar a carreira do D.J Alpiste.

Além de ritmos na linha rock, a Gospel Records lança trabalhos importantes de vários estilos: João Alexandre (Simplesmente João), Banda Canal (Jeová Jireh), Banda F.O (Imagem), Banda Raízes (Não bastam palavras), DJ. Alpiste (Transformação).

Os planos do casal Hernandes pareciam de dominação total, e com uma visão muito bem organizada a Gospel Records lança um projeto ousado para época, o Renascer Praise. O primeiro disco conta com os principais nomes instrumental e vocal da gravadora, GRANDE SUCESSO, até hoje a musica “Bom estarmos aqui” é executada em igrejas do Brasil inteiro. Da metade da década até o fim dos anos 90 o Renascer Praise se torna um dos mais influentes grupos de louvor do Brasil.

Louvor Congregacional

Paralelo a tudo isso, temos o louvor congregacional do resto do Brasil. Grupos como VPC (Vencedores por Cristo) já não reinam absolutos, mesmo assim produziam provavelmente o melhor disco da série “Louvor”, o Volume VIII com grandes composições de Jorge Heder, Jorge Camargo e João Alexandre.
É preciso destacar Adhemar de Campos e o louvor das Comunidades.

A Comunidade da Graça ganha grande visibilidade com as músicas e versões de Adhemar de Campos para clássicos americanos, músicas como “Grande”, “Ele é exaltado”, “Tributo a Yehovah”, ”Leão da tribo de Judá”, “Nosso General” fazem parte dos repertórios básicos de qualquer grupo de louvor. No fim da década de 90, Ronaldo Bezerra assume por um tempo a liderança e explode com a versão de “Eu te Louvarei”.
Nesse mesmo período, outras comunidades também fazem sucesso:
Ministério Life - Asaph Borba que já era uma figura de projeção nacional e com grandes parcerias na área congregacional como Adhemar de Campos, Ministério Koynonia, Alda Célia, Kleber Lucas, Ludmila Ferber, Cláudio Claro, Casa de Davi, Daniel de Souza, Sóstenes Mendes e outros, gravou em 1996 o primeiro CD do Integrity Music no Brasil, “Rio de Vida”.

Comunidade de Nilópolis com músicas como: “Descerá Sobre Ti”, “Não há Deus maior” e “Eu quero é Deus”.

Comunidade Zona Sul“Rompendo em fé” e “Ventos de Avivamento”.

Daniel Souza se destaca como cantor da Comunidade Cristã em São Vicente e lança músicas como “Corpo e Família” e “Quero ser uma benção”. Um de seus discípulos faria muito sucesso nos anos 2000, sendo ele Fernandinho.


Comunidade Vila da Penha - Em 1994 a Comunidade surpreende o Brasil ao aparecer no programa da Xuxa com uma adolescente de 17 anos cantando uma música chamada “Consagração”. Com isso, surgia Aline Barros.

Aline Barros tem algumas particularidades: surge nacionalmente na Xuxa com a música “Consagração”, grava um belo disco chamado “Sem limites”, produzido pelo “Roupa Nova”, se mantendo em exposição mas não no topo. Após alguns discos razoavelmente bem aceitos, explode novamente em um projeto da Aliança chamado “Comunhão e Adoração 2” em 1997 com a música “Sonda-me”, algo que se repetiu em 2004 com a música “Sonda-me, Usa-me”.


No RJ um grupo independente se destacava histórica e bravamente, Catedral. Banda de rock e sempre polêmica, lançava discos por modestas gravadoras, com 5 anos consegue gravar um disco no Canecão. No meio da década vão para MK onde lançam grandes sucessos, sempre com uma sonoridade semelhante ao Legião Urbana.



Gravadoras
MK

A MK também merece um destaque, suportou muito bem a tomada de mercado da Gospel Records, conseguindo revelar e estabelecer muitos grupos e cantores:

Fernanda Brum - é contratada após abrir um grande show da cantora Shirley Carvalhaes e lança um bem-sucedido disco em 95 chamado “Bem Maior”.

Rayssa e Ravel - a dupla surge em São Paulo e se destaca no meio pentecostal. Em 1998 a MK lança o projeto “Outra Vez”, iniciando a fase de maior sucesso da dupla.

Cassiane – mesmo sendo jovem, porém uma veterana de gravações fez surgir em 92 o primeiro disco na MK “Atualidades”. Em 1996, o disco “Sem palavras” recebe disco de ouro com mais de 100 mil cópias. Começa, então, a ERA CASSIANE na música pentecostal com "Para Sempre" - disco de platina (1998), "Com Muito Louvor" - disco de diamante (1999). Músicas como “Imagine” e “Com muito louvor” tomam conta das igrejas pentecostais, moldando um jeito de cantar.

Kleber Lucas - após sair do grupo Koynonia e Comunidade de Goiânia, Kleber é convidado a lançar um disco pela MK, surge “Meu maior prazer” e depois o excelente “Deus cuida de Mim”, que em ambos ganham disco de ouro.

Bom Pastor


A gravadora Bom Pastor também consegue boas vendas, um destaque mais do que especial para:

Armando Filho com seu disco “Final Feliz” (1990), a música “Mover do Espírito” vira um mega sucesso.

Cristina Mel com o disco “Tá decidido” (1990) inicia sua bem sucedida carreira.
Nessa década também temos o surgimento de uma família que marcaria a música pentecostal, a Família Nascimento, Rose Nascimento e Mattos Nascimento, são os puxadores de muitos irmãos e sobrinhos cantores.
Parte da Família Nascimento

Na linha Pentecostal nomes como Voz da Verdade, Kalebe, Shirley Carvalhaes, Daniel e Samuel remam tranquilamente.


Line Records

A Line Records vem no embalo da igreja Universal e seu poder de mídia. Nomes como Grupo Logos, Soraya Moraes (saída da Gospel Records), J. Neto, Renato Shuett, Melissa, Tony Sabetta, Benno Cesar, Marcelo Crivella, Denise Cerqueira e Naum fazem muito sucesso na Rede Aleluia.
Inspirados nas experiências bem-sucedidas do casal Hernandes a Rede aleluia inicia a única alternativa não explorada ainda no meio efervescente do mercado gospel dos anos 90, uma premiação relevante. Surge assim em 1995 o Troféu Talento premiando a música “Eu quero é Deus” em seu primeiro ano.

A década de 90 é sem duvida uma década marcante, e podemos ver mais dois momentos importantes:
A influência da Integrity Music

Mesmo com toda a movimentação nacional, a música internacional teve grande importância. Com isso duas linhas fazem muito sucesso no Brasil, Marcos Witt e Ron Kenoly, com uma forte amizade entre líderes nacionais de louvor como Adhemar de Campos e Asaph Borba, a Integrity Music ganha muito espaço com a Hosana Music.
Diante disso, três nomes ganham grande espaço aqui:
-          Ron Kenoly com “Lift Him up”, “God is able” e “Sing Out”.
-          Don Moe: Realizou cantatas históricas que foram traduzidas com sucesso aqui como “Deus Conosco”.
-          Alvin Slaughter: o CD “God Can” ganha destaque e a música “Holy, Holy, Holy” é regravada por muita gente.

Na esteira das traduções a Igreja Bíblica da Paz lança vários CDs com traduções de músicas de Ron Kenoly como “Exaltai e Cantai”. Na mesma igreja surge um grupo chamado Templo Soul fundado por Rogério Sarralheiro. O grupo é um dos pioneiros na linha Black dançante. Influencia todo um movimento e são fundamentais no surgimento de um grupo de rap chamado Apc16.

O cântico congregacional, diferente da década passada está dividido em várias tendências. No ano de 1997, a Igreja Batista da Lagoinha inicia o projeto de gravação do ministério de louvor com a jovem filha do Pr. Márcio que havia estudado na escola de louvor da Hosanna Music. Antes de estudar fora, Ana Paula Valadão gravava algumas musica com o Pr. Sóstenes Mendes (precursor do movimento de adoração profética).

Surgimento do Diante do Trono

O primeiro CD é simples e foi gravado em 1998, mas já tinha como marca a estrutura da igreja que na época com “apenas” 7 mil pessoas copiava sucessos como Ron Kenolly. O Diante do Trono explodiu em todo Brasil com a versão de “Aclame ao Senhor” (curiosamente cantada pela Nívea Soares e não Ana Paula - alguns anos depois regravaram com a Ana no vocal) tendo início, assim, o ministério que iria mudar a cara do louvor congregacional nos próximos anos. Feito este conseguido apenas por VPC até então.



David Quilan
Em Belo Horizonte e Londrina no final dos anos 90 começa a surgir um movimento que iria dar muito que falar nos anos seguintes, a Adoração Profética, um dos primeiros ministérios a surgir é o Clamor pelas nações em 98, em Londrina Mike Shea funda o Casa de Davi, em 1999 Davi Silva (irmão de Armando Filho) entra no ministério e lançam o disco “Rio de Leão e Coração da Noiva”. Na mesma época, David Quilan grava um CD chamado “Fogo e Glória”.

Provavelmente os anos 90 foi o período de maior intensidade e variedade da música cristã no Brasil, e é talvez a década da perda da inocência e entrada do profissionalismo. Mas, sem dúvida nenhuma, é uma década que marcou profundamente quem viveu tudo isso e deixa muita, mas muita saudade.


2 comentários:

  1. Que blog precioso! Obrigada por compartilhar essas informações conosco! Deus abençoe!

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  2. Caro Ramon Torres, parabenizo por suas pesquisas musicais evangélicas, hj " gospel"...mas faltou mencionar o grupo " Vozes de Cristal" que dominou nas décadas 70/80. Ganhador do " Disco de Ouro" pela gravadora Bom Pastor. O conjunto gravou, alguns " disquinhos" e 2 LPs...1⁰ " Contas as Bençãos" e o 2⁰ Porque Ele vive.Ficaram mais de 20 anos no circuito musical evan angélico

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