quinta-feira, 26 de março de 2015

Anos 80: Nada nunca mais foi como antes...


A década de 1980 começou com dois grandes lançamentos de Vencedores por Cristo: Tanto Amor que tem o primeiro baião evangélico: Pescador e Louvor II, músicas como: Vaso Novo, Então se Verá, Glória Para Sempre, Você Pode Ter, Meu Coração, Ao que Está Assentado etc. Fazem o repertorio da maioria das igrejas brasileiras. A década de 1980 é a década de ouro de Vencedores por Cristo, quase todos os seus discos se tornam sucessos, além da série Louvor, temos os discos: Tudo ou Nada, Viajar, Série Instrumental.
Nomes como: Guilherme Kerr, Sérgio Pimenta, Jorge Camargo(Teus altares), João Alexandre ,Adhemar de Campos, Jorge Rheder, Nelson Bomilcar(Cantai ao senhor), Sérgio Leoto, Gerson Ortega, Wesley Vasquez, Marlene e muitos outros, se tornam referencia e dominam o louvor congregacional das igrejas evangélicas brasileiras.
Influenciado por Vencedores por Cristo, João Alexandre forma o grupo Pescador no inicio da década de 80, mas o grupo dura pouco tempo.
Em 1985 surge o grupo MILAD, com ex-integrantes de Vencedores por Cristo, eles são um dos primeiros grupos a viverem exclusivamente de música evangélica no Brasil. Com belos arranjos e todo o talento de João Alexandre, o Milad lançou 3 discos muito bem aceitos pela igreja brasileira. Em 90 lançaram um dos maiores sucessos de João Alexandre: Pra cima Brasil
 

Na cidade do Rio de Janeiro Janires Magalhães Manso que se converteu ao cristianismo (na igreja do Tio Cássio) criou um novo grupo de rock que unia letras poéticas com temática cristã, o grupo chamava Rebanhão.
Apesar de seus membros terem sido duramente criticados pela sonoridade e as letras, as canções do Rebanhão atraíram os jovens cristãos, e fizeram a banda alcançar uma alta vendagem no primeiro trabalho. O Rebanhão ainda foi responsável em sua primeira formação pela gravação do primeiro disco evangélico ao vivo no Brasil,  Janires e Amigos, em 1984.
Janires saiu do Rebanhão em 1985 e se mudou para Belo Horizonte onde fundou a Banda Azul que lançou apenas um disco Espelho nos Olhos.

A década de 1980 foi uma década trágica para a música evangélica: Sérgio Pimenta  autor de músicas que tornaram verdadeiros clássicos na música cristã brasileira, como Cada Instante, Você pode ter, e Aquele que me ama, lá está o meu tesouro, faleceu vitima de câncer aos 32 anos em 1987. O grupo Elo teve sua trajetória interrompida por um grave acidente que matou Jairinho, sua esposa e seu filho forçando Paulo César a encerrar a linda trajetória do grupo Elo. Um pouco depois ele fundou o Grupo Logos. Janires também morreu em um acidente no ano de 88.


A igreja Cristo Salva se solidificou no trabalho alternativo com jovens e surgiu no cenário musical com o grupo Cristo Salva que teve como vocalistas  Luciano Manga e Tulio Régis que foram os fundadores da banda Oficina G3. Túlio é compositor de musicas como Naves Imperiais, Valéria, Rei de Salém, Comunicação, Viver por Fé e Pirou.
Com sua proposta diferente a igreja do Tio Cássio abrigou pessoas como: Estevam Hernandes e Sonia Hernandes, Tulio, Luciano Manga, Juninho Afram, Walter Lopes e Wagner García.

A década de 80 teve como destaque também o surgimento de várias bandas de rock:

Banda Resgate-1987 Igreja Batista em Carandiru
Fruto Sagrado
Fruto sagrado- 1988 Igreja Presbiteriana Betânia em Niterói
Katsbarneia-1988 Renascer em Cristo
Catedral-87 Igreja Presbiteriana de Nilópolis RJ
Banda Raízes -87 Assembleia de Deus L2 Sul DF

banda Resgate










Temos bandas de outros estilos surgindo:

Em 1988 a banda Novo Som gravou seu primeiro disco.
O grupo Altos Louvores gravou seu primeiro disco em 1985. Deste grupo sairam cantores bem sucedidos da década de 90 como Sérgio Lopes, Léa Mendonça, Eyshila, Ronald Fonseca (Trazendo a Arca), Marquinhos Gomes, Jozyanne, Liz Lanne.
Altos Louvores
Banda e Voz gravou seu primeiro disco em 1985- Opções
Em 1982 a Banda Actos 2 gravou o disco Mundo Perdido- Esta banda vai começour a misturar black com outros estilos e se tornou muito famosa na década de 90 com o nome Kadoshi
Em 1989 a Banda Rara gravou humanidade, destaque para o lançamento no Olympia, na época a maior casa de espetáculos de SP.

Outro fato de estaque na década de 1980 foi o surgimento de gravadoras mais estruturadas como MK, Som e Louvores e Bom Pastor.

Alguns cantores que iniciaram sua carreira nessa década:


Armando Filho grava seu primeiro disco em 1980: Por um momento só
Álvaro Tito gravou em 1982- Meu ser para Cristo. Em 1986 ele lançou seu disco mais vendido: Não há Barreiras. Álvaro Tito é considerado o precursor do estilo Black no Brasil, já vendeu mais de Dois milhões de discos.
Lauriete gravou seu primeiro disco aos 12 anos em 1982 Arrebatamento, a faixa titulo leva composição da própria cantora.
J. Neto gravou seu primeiro disco em 85: Água viva (sua imitação de Roberto Carlos é assustadora)
Marina de Oliveira gravou seu primeiro disco em 1986, Imenso Amor (sucesso: Faça um teste)
Cassiane com então 8 anos gravou seu primeiro disco em 81- Cristo é a força
Marcos Goés também começa na década de 1980. O disco Autoridade e Poder foi gravado em 89
Mara Lima: 1982: Além da Morte

Os rumos do louvor congregacional começaram a mudar na metade da década e as comunidades começaram a chamar atenção, dentre elas é possível destacar: Comunidade da Graça, Comunidade de Goiânia ,Comunidade Zona Sul

É preciso destacar a Comunidade de Goiânia:
Em 1985 o Pr. Bené Gomes compôs seu primeiro sucesso Quem pode livrar, surgiu o grupo Koinonia. Em 1988 foi lançado o ótimo disco Adoração I- Aliança! Surgiram sucessos como: Ao único, Tú és Soberano, Aliança, Quem pode livrar, Sala do trono, Oferta de amor.
O Pr. Bené foi para Brasília iniciar a Comunidade de Brasília que virou a Igreja Sara Nossa Terra. Através do Koinonia surgiram: Alda Célia, Ludmila Ferber, Kleber Lucas, Pr.Márcio dentre outros.
As crianças não foram esquecidas nos anos 80. É nessa que surgiu o ministério Kids Praise, eles tinham como personagem o Salty que foi o tema de Louvores da Garotada. Esse ministério se transformou em Turma do Printy na década de 90

O meio adventista seguiu firme e forte mas de maneira isolada. No meio da década uma parceria com a família Prates fez surgir o grupo Prisma Brasil, mesmo adventista, fez muito sucesso no meio tradicional. Em 85 lançaram seu primeiro disco: Fonte de Luz. Em 89 gravaram um de seus maiores sucessos: Discípulo Teu


Em 86 o Jovem casal Estevam e Sonia Hernades, após passar um tempo com o “Tio Cassio”, fundou a Igreja Renascer em Cristo e nada nunca mais foi como antes






34 comentários:

  1. Muito bom, irmão! Graças a Deus que ainda estamos colhendo os bons frutos que esse "avivamento na música gospel" produziram! Hoje também temos Diego Venâncio, Gerson Borges, Silvestre Kuhlmann, Stênio Marcius, Rubem Amorese, ou mesmo o João Alexandre em sua carreira solo, entre outros. Só é uma pena que eles não estejam fazendo tanto sucesso quantos esses cantores fizeram naquela década...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo este post, meu irmão! Que saudades, que nostalgia boa! Deus te abençoe! Compartilhado! www.josuegoncalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde alguém conhece uma musica evangélica que diz assi: "Se uma pequena semente cair sobre a pedra não pode fortificar pois lhe falta a terra o evangelho redime aquele que erra um coração sem Jesus não tem paz vive em guerra...
    A semente é a palavra de Deus que você fingiu que não ouviu seu coração é a terra sobre a qual ela caiu mas você indiferente não a cultivou e então a pequena semente com o tempo murchou..."

    ResponderExcluir
  4. Olá !

    Alguém sabe quem canta essa música;

    Quem é que pode libertar o homem da condenação?
    Livrar da morte dando vida e também o seu perdão
    Dar alegria é um caminho certo para ele seguir
    E a certeza de uma vida no porvir
    Refrão:
    Busque a verdadeira liberdade
    A paz que é sem igualdade
    Que o mundo não pode te dar
    Cristo, quer libertar a sua vida.
    Também quer te dar a guarida
    Deixa ele hoje te transformar.
    (...)

    Só sei até ai
    Eu sei q eu ouvi nos anos 90, bem no início.

    Agradeço desde já��

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem!
    Muito bom apanhado, mesmo!
    Me deliciei ao ler e relembrar!!

    ResponderExcluir
  6. Material muito bom, seja bem vindo ao meu mundo revivagospelanos8090.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sempre bom conhecer pessoas que tb gostam de história. vamos trocar umas figurinhas rs

      Excluir
  7. QUANTA SAUDADE DESTAS MARAVILHAS JAMAIS ESQUECEREI ESTA ÉPOCA LINDA

    ResponderExcluir
  8. ESTA ÉPOCA FOI DE GRANDE AVANÇO PARA O EVANGELHO DE CRISTO MUITAS VIDAS VERDADEIRAMENTE FORAM CONVERTIDA.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa matéria. Porém creio que deixaram de fora um cantor muito importante que muito contribuiu para o cenário Cristão no Brasil, inclusive muitos cantores atuais, no passado eram músicos dele, como Antônio Cirilo, Fernandinho, estou me referindo ao Cantor ASAFH BORBA

    ResponderExcluir
  10. Não falar em Asaph Borba como pioneiro do louvor e adoração chega a ser um crime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, concordo, é por isso que ele é citado no texto dos anos 70. Da uma lida... A ideia é mostrar o surgimento na década, mas eu sei que preciso fazer um texto sobre ele.

      Excluir
  11. Fala PR. Ramoooom! Blz?! Olha onde achei vc!! Estava tentando fazer uma pesquisa para musicas Gospel dos anos 80, para usar nos quintos domingos da IBCSA (nossa banda Vintage) e cá estou eu! Parabéns pelas memórias!! Dinho

    ResponderExcluir
  12. Alguém conhece a música:
    Mais do que um poeta ou um professor
    Mais do que um profeta ou um sonhador
    Mais do que um exemplo de dedicação
    Tu és o autor de toda a criação....
    Não consigo lembrar quem gravou..
    Obrigada.
    É parabéns pelo blog inteiro!! Glória a Deus por sua vida!!

    ResponderExcluir
  13. Ramon parabéns ,,, apesar de evengleico há muito tempo ... muito bom ver suas postagens Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  14. Pow pow vochê esqueceu do Catedral
    É não pode falar mal do catedral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Catedral começa em 87 e só vai se destacar mesmo na década de 90 rs. Foi por isso

      Excluir
  15. Algum dos senhores ouviu falar de um cantor cristão chamado Alexandre magno ( ....igreja tu foste comprada por um preço bem caro......) refrão

    ResponderExcluir
  16. Ola vc sabe quem canta uma musica com esse título : eu vivia triste?

    ResponderExcluir
  17. Nossa!!! muito legal esse post, por acaso não teria o material dos anos 90? preciso muito pra uma programação

    ResponderExcluir
  18. Muito significativo obrigado pelas informações foram muito úteisúpra mim.

    ResponderExcluir
  19. Asaph Borba merecia ser mais honrado nessa sua postagem musical gospel. (achei o artigo postado nos anos 70 muito pobre a respeito dele). O Asaph influenciou muitos cantores na década de 80 e teve trabalhos importantíssimos que mereciam mais destaques. Que pena... Fora isso, o restante do trabalho está bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu realmente estou em débito. Vou fazer

      Excluir
    2. Sem contar que o Asaph contribuiu e muito para a formação do grupo Koinonia.

      Excluir
  20. saudade dessa época,tempo em que se louvava com mais vontade.

    ResponderExcluir
  21. Esses louvores tinham muita verdade, eram muito genuínos.
    Hoje em dia a maior parte do cenário gospel se resume a copiar os sucessos americanos e australianos, fazer músicas com pouca profundidade mas super produções para o YouTube...

    ResponderExcluir
  22. Oi alguem conhece um louvor antigo que diz assim: meia noite meia vai chegar quando muita gente vai chorar mais a igreja amada já estará bem longe...meia noite meia vai chegar
    ....

    ResponderExcluir
  23. Claudinei B. Nascimento

    Excelente publicação, mas esqueceram de um Grupo que pra mim foi um dos melhores: Som Maior. Eles gravaram LP's excelentes, dentre os quais eu citaria "Ele é a Razão de Viver", "Que Diferença Faz" e 'Mais de Cristo"

    ResponderExcluir
  24. Excelente informações, esse foi um bom tempo, que pena que a geração atual não teve o privilégio de conhecer a qualidade musical dessa época. Mais os arquivos que hoje tem na internet vai ser importante para lembrar esse tempo. Deus abençoe pelo trabalho. Viver é recordar. Viver é ter conhecimento.

    ResponderExcluir
  25. Aqui Março/2022 a coisa tá cada vez pior ! Agora estão misturando Igrejas/Dinheiro/Pastores Bilionários/povo pobre/Política ....tá uma merda .

    ResponderExcluir
  26. Muito bom esse texto, uma época em que a intenção desses cantores que foram citados era adorar ao Pai e não ganhar dinheiro como é hoje

    ResponderExcluir
  27. Começou bem o artigo, falando de música e grupos de qualidade inquestionável, porém, termina falando de Estevan Hernandes...

    ResponderExcluir